sábado, 4 de Maio de 2024  03:02
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sapateira Recheada II

Sapateira Recheada II

Verta o vinagre em fio, na boca da sapateira e coza-a em água temperada com sal, a cebola e o louro por 15 a 20 ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-12-2008

Vitalidade sem limites


92. aniversário da União Recreativa Ferreirense

Apagar 92 velas não está ao alcance de todos. A União Recreativa Ferreirense tem esse privilégio, muito por força das várias direcções que nunca deixaram que o clube de Ferreiros morresse.

A força da sua união está também em grande parte associada à sua equipa de futebol feminino, que é o grande baluarte da colectividade sediada no concelho de Anadia.

Os jantares de aniversário do Ferreirense têm um cunho muito familiar, com o tradicional prato de bacalhau e o leitão da Bairrada. Este aniversário foi testemunhado por 125 pessoas e, como tem sido usual, os convidados não deixaram de realçar esse aspecto.

Agradecimentos. Hernâni Moreira, presidente do clube, centralizou o seu discurso em vários agradecimentos, a começar pelos sócios e pela Câmara Municipal de Anadia. "A autarquia, sempre que solicitada, tem-nos dado total apoio aquando da apresentação de projectos", referiu o líder do Ferreirense, que não se esqueceu também do apoio da Junta de Freguesia da Moita.

Fora do contexto da sua intervenção, porque apenas quis deixar agradecimentos a todos aqueles que têm ajudado o Ferreirense, no final do jantar, Hernâni Moreira abriu um pouco mais o livro aos jornalistas.

Falou do projecto do IDP - Medida 1 - Saúde e Segurança nas Instalações Desportivas. O clube foi contemplado em 10 mil euros, o projecto está em marcha, e a direcção já investiu 8500 euros. O projecto passa pela beneficiação dos balneários, principalmente dos árbitros.

Até ao momento, a direcção renovou o aquecimento de água e parte da canalização das águas e electricidade, sendo também objectivo a renovação do gás.

Durante a noite outros convidados usaram da palavra. Alcindo Oliveira, presidente dos Rouxinóis de Anadia, deixou um agradecimento à direcção do Ferreirense, pela disponibilidade e entrega ao dispensarem as suas instalações desde 2003, anunciando que vai deixar o cargo de presidente, que será ocupado por Luís Semedo.

Há anos que o sócio Fructuoso Almeida e Silva está presente nos aniversários do Ferreirense e nunca deixou de comentar a vida da colectividade. Aquele associado falou de Hernâni Moreira e do orgulho da sua obra e do trabalho que tem desempenhado. "Esta obra que aqui está, em outros lugares, obras como estas não se encontram."

Fructuoso Almeida e Silva voltou a denominar Ferreiros como a "aldeia do futuro", e voltou a deixar o recado a Litério Marques, de que falta fazer a estrada que Ferreiros merece, numa alusão ao movimento diário nas Caves S. Domingos.

Galardoado. O presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, começou por falar da equipa de futebol feminino, a única no concelho de Anadia, pela acção relevante que tem tido ao longo dos anos.

"O presidente do Ferreirense é meu conterrâneo, nascemos na mesma aldeia, não foi beneficiado por isso, mas sim pelo seu trabalho e dos restantes corpos gerentes que tem levado este clube, com poucos recursos, a ter esta unidade", diria Litério Marques, que enalteceu o trabalho também de outras direcções.

O edil anadiense falou que ao contrário de outras colectividades, "o Ferreirense apresenta projectos e sempre estive e estou disponível para colaborar", tendo anunciado que a Câmara Municipal reconheceu os serviços prestados e será galardoado, no próximo dia 9 de Dezembro, com a medalha de mérito desportivo.

Outro convidado de honra foi Elísio Carneiro. O presidente da AFA enalteceu o trabalho da direcção e de uma instituição que considerou rica e uma terra de gente humana.

Aquele dirigente associativo diria que "em boa hora o Ferreirense criou a secção de futebol feminino. O clube tem dado um contributo muito positivo e para a AFA é empre um motivo de orgulho".

A finalizar, Elísio Carneiro, afirmou que "no futebol preocupam-se com a selecção nacional, com jogadores que ganham milhões, mas há muita gente que se esquece destas colectividades, que são o baluarte do desporto".

Fernanda Silva, uma das responsáveis pela secção do futebol feminino, entregou algumas lembranças aos vários convidados presentes, tais como aos Rouxinóis de Anadia, Moita Rugby Clube da Bairrada, AFA e Bombeiros Voluntários de Anadia.

Manuel Zappa

zappa@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®